GEMA/DMAT promove

Publicado em: 16/03/2022 20:41:48

Palestra sobre Geometria Diferencial no Departamento de Matemática


Palestra sobre Geometria Diferencial no Departamento de Matemática

O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Rondônia (DAM/UNIR) e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Matemática Avançada (GEMA/UNIR) realizam o Seminário de Matemática Pura e Aplicada, na sexta feira, 18 de março, às 14h. O evento ocorre de forma on-line, pela plataforma Google Meet (acesse aqui: https://meet.google.com/dzw-sazp-itk), e os interessados em receber certificado de participação devem fazer a inscrição prévia (se já vem participando dos seminários, não precisa inscrever-se de novo) no seguinte link:
https://sigaa.unir.br/sigaa/public/extensao/areaInternaCursosEventosExtensao.jsf#:~:text=https%3A//sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/755

Nesta oportunidade, teremos a palestra do Prof. Marcio Costa Araújo Filho, docente do Departamento Acadêmico de Matemática e Estatística (DME/UNIR), campus Ji-Paraná, a qual tem por título:
Título: Desigualdades para autovalores de operadores elípticos de quarta ordem na forma divergente em variedades riemannianas completa.
Resumo: Nesta palestra vamos apresentar algumas desigualdades para autovalores de operadores elípticos na forma divergente com peso em variedades riemannianas completas do tipo das desigualdades de Payne–Pólya–Weinberger–Yang, tais desigualdades generalizam os resultados correspondentes para o problema da placa presa (clamped plate problem). Vamos apresentar também estimativas de ordem inferior que contém algumas estimativas da literatura. Como aplicação desses resultados, apresentamos estimativas de autovalores para o operador bi-drifted Cheng-Yau.

Fonte: GEMA/DMAT